Tem Alguém Aí em Cima?

A pergunta não é irônica, apesar de parecer. Também não denuncia qualquer falta de fé. No caminho da crença em Deus a dúvida é uma companheira de viagem, e não uma intrusa.

Tem Alguém Aí em Cima é o mais novo livro de Bráulia Ribeiro pela Editora Ultimato. Como a própria autora diz, “é o livro que eu gostaria de ter lido quando, na adolescência, tentava montar o quebra-cabeças da minha vida”.

“Escrevi este livro para guiar aqueles que de coração aberto procuram uma fé racional e, ao mesmo tempo, experimental no Criador”.

Tem Alguém Aí em Cima começa com um pungente relato pessoal. Bráulia conta como derrubou seu preconceito intelectual ateísta, se abriu para a fé cristã e aceitou o amor incondicional de Deus. “Experimentar o amor sobrenatural de Deus no momento em que eu me sentia mais longe dele revolucionou a minha fé. Se antes fé e performance religiosa para mim eram a mesma coisa, naquele momento, numa simples experiência, elas se divorciaram para sempre”.

O livro também é uma vívida e inteligente defesa da fé, mas sem cair na arrogância fundamentalista. Fala com jovens e adultos, com ateus e com religiosos, porque expõe a todos nós as incoerências de quem trata a fé como algo possível de ser manipulável.

“Não creio que a fé seja irracional, como é mais ou menos o conceito comum. Mas a fé também não depende de uma certeza racional absoluta. (...) Não há racionalidade sem espaço para dúvida. Entretanto, a explicação unicamente racional da fé nos conduz ao engano de pensar que todas as perguntas possíveis serão respondíveis no nível da razão”.

Tem Alguém Aí em Cima é capaz de, ao mesmo tempo, arrancar-lhe lágrimas e fazê-lo pensar. Somente isso já torna este livro único.


Vídeo
A autora fala sobre o livro