Barnabé: fatos e lições da vida de um discípulo

Hoje, tomamos como certo que a Igreja existe e prospera ao redor do globo. Mas no primeiro século dC, a situação era muito diferente. Em menos de 15 anos após a ressurreição de Jesus (ad 30), os Seus seguidores experimentaram a primeira onda de perseguição. Por sua vez, Stephen e James foram martirizados (ad 35 e 44, respectivamente), e Pedro foi preso (ad 44).
Teria sido fácil para os crentes naquele tempo a sentir-se desanimado e paranóico, ou seja, a menos que o Espírito havia levantado um cristão corajoso e bondoso chamado Barnabé. Aqui são apenas algumas das coisas incríveis Salvador realizados através deste notável discípulo:
  • Barnabas deu generosamente para o movimento cristão principiante (Atos 4: 36-37);
  • Barnabé aval para a integridade de um virou-perseguidor-cristão chamado Saulo (mais tarde conhecido como Paulo; 9: 26-27);
  • Barnabé parceria com Saul ensinar aos crentes em Antioquia da Síria (11: 25-26);
  • Barnabé se juntou com Saul em trazer alívio da fome aos cristãos na Judéia (11:30); e,
  • Barnabé, levando consigo um papel de liderança com Saul na viagem missionária registrado pela primeira vez da Igreja primitiva (00:25; 13: 1-3).
Na próxima seção, vamos descobrir como este crente desvalorizado fez uma enorme contribuição para ajudar a Igreja primitiva estabelecer-se, crescer e prosperar para as gerações vindouras.
A vida de Barnabé nos dá muitos exemplos que podemos usar tanto em nossas vidas pessoais e nossos ministérios. Tenho juntos uma lista de coisas que podemos aprender sobre Barnabé da Bíblia, bem como as lições que podemos aplicar às nossas próprias vidas.
Você pode se sentir livre para usar esta lista para qualquer um dos seguintes:
Vamos dar uma olhada mais de perto Barnabé!

Fatos interessantes sobre Barnabé

  1. "Joseph" (Atos 4:36) foi o nome de nascimento de Barnabé. "Joseph" significa "pode ​​[Deus] acrescentar" e traz à mente a figura bíblica mais conhecida pelo mesmo nome em Gênesis (especificamente, caps. 37, 39 -50). Barnabé, como o seu homólogo Antigo Testamento, sinceramente vivido por Deus e sacrifício serviu o seu povo.
  2. O nome "Barnabé" (Atos 4:36) foi dado pelos apóstolos e pode significar tanto "filho da exortação" ou "filho da exortação". Este fato destaca sua aptidão para oferecer consolo para seus irmãos na fé em tempos de aflição e sua superdotação em ensinar aos outros as verdades do evangelho.
  3. Barnabé era um levita que veio da ilha mediterrânea de Chipre. Durante todo o período do Antigo Testamento, havia três principais categorias: sumos sacerdotes, sacerdotes e levitas. Levitas, como Barnabé eram funcionários do santuário subordinados que supervisionaram as tarefas menores executadas no templo de Jerusalém.
  4. Barnabé era um judeu da dispersão, que remete para aqueles que foram expulsos de Israel depois de várias conquistas estrangeiras. Sua herança levita significava que ele sabia que a Lei Mosaica. Além disso, Barnabé provavelmente falava grego e estava familiarizado com a vida Gentile e judaísmo helenístico. Este último refere-se a costumes religiosos praticados pelos judeus que falavam grego e observados cultura grega.
  5. Além de seu espírito gentil e generoso, Barnabé manteve uma atitude openhanded em direção a riqueza material. Por exemplo, em vez de acumular suas posses, Barnabé vendeu um campo de sua propriedade e deu o dinheiro que recebeu para os apóstolos (comparada 37). Mesmo que levitas tradicionalmente viviam fora do sistema templo, Barnabé propriedade imobiliária (evidentemente em Chipre). No entanto, quando ele confiava em Jesus para a salvação, Barnabé doados livremente as receitas provenientes da venda da sua propriedade para atender às necessidades dos outros.
  6. Inicialmente, apenas Barnabé estava disposto a associar-se com Saulo (Paulo) depois de sua conversão (9: 26-27). Barnabé ajudou Saulo por levá-lo para os apóstolos em Jerusalém e explicando que o Senhor se revelou a Saul e falado com ele. Barnabé também testemunhou que quando Saul estava em Damasco, ele tinha evangelizado corajosamente em nome de Jesus. Porque Barnabé foi muito respeitada pelos cristãos em Jerusalém, eles aceitaram o que ele tinha a dizer sobre Saul. Como resultado, uma vez que este oponente violento da igreja foi capaz de associar-se livremente com os discípulos de Jesus e proclamar o evangelho aos perdidos (vs. 28).
  7. Barnabé possuía qualidades espirituais excepcionais. Em particular, a sua vida estava sob o controle do Espírito, e Barnabé tinha uma confiança inabalável em Deus. Além disso, Barnabé tinha a compreensão ea natureza afirmação necessário para fazer uma avaliação honesta do ministério florescente igreja em Antioquia da Síria (11: 22-24). Esta foi a terceira maior cidade do império romano, depois de Roma e Alexandria.
  8. Depois Barnabé passou algum tempo em Antioquia da Síria, tornou-se convencido de que as conversões dos Gentios que ocorrem lá eram reais. Ele ficou muito feliz ao ver a graça de Deus no trabalho. Além disso, Barnabé exortou os crentes a permanecerem fiéis ao Senhor com todo o coração (comparada 23).
  9. Barnabas Saul encorajados a se tornar um líder missionário. Na verdade, o grande despertar espiritual ocorrendo em Antioquia da Síria desde Barnabé a oportunidade de entrar em contato com Saul, que estava ministrando na sua cidade natal de Tarso. Barnabé era mesmo humilde o suficiente para afastar quando se tornou evidente para ele que Saul era a melhor pessoa para liderar a Igreja na nova missão para os gentios (vv. 25-26).
  10. Barnabé, junto com Saul, organizou a coleção de fundos entre os cristãos gentios para ajudar seus companheiros crentes judeus na Judéia. Eles estavam definhando sob uma severa fome. Apesar de uma comunidade de fé foi principalmente judeu e outro, principalmente Gentile, ambos os grupos se esforçou para a unidade, ajudando o outro em qualquer forma que poderia.Barnabé e Saulo levou os montantes cobrados a Jerusalém, e os fundos foram distribuídos de forma adequada para os crentes em necessidade (v. 27-30).
  11. Barnabé era um dos profetas talentosos e professores na igreja de Antioquia da Síria (13: 1). Porta-vozes Os Profetas foram autorizados e representantes de Deus perante os seus povos. A mensagem do profeta poderia conter elementos de proclamação (ou seja, forthtelling) ou previsão (ou seja, prenúncio). Os professores eram crentes que instruíram os outros na verdade dos deuses.
  12. O Espírito nomeado Barnabé, junto com Saul, para levar o evangelho aos pagãos vivendo na região mediterrânea oriental do Império Romano (vs. 2).Enquanto a igreja de Antioquia da Síria estava reunida para adorar ao Senhor e rápido, eles seguraram uma cerimônia de comissionamento. Isto incluiu toda a assembléia antes de serem enviados em sua jornada (vs. 3) impor as mãos sobre Barnabé e Saulo. Esse ato foi uma maneira para a congregação para se juntar com os missionários em seu trabalho, bem como reconhecer o chamado de Deus sobre eles.
  13. Durante sua viagem missionária, Barnabé e Saulo evangelizada em Chipre, bem como em Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe (13: 4-14: 20).Enquanto em Chipre, Saul começou a utilizar a forma romana do seu nome, Paul . Além disso, inicialmente, Barnabé foi o membro proeminente do par. No entanto, pelo tempo que ele e Paul deixou Chipre, este último tornou-se o membro mais proeminente.
  14. Durante um episódio, uma multidão em Listra confundiu Barnabé para Zeus e Paulo, para Hermes (14:12). Zeus era um céu divindade grega, enquanto Hermes era uma divindade messenger. Os evangelistas fizeram todo o possível para conter o sacerdote pagão de Zeus de oferecer sacrifícios a eles (v. 13, 18).
  15. Deus usou Barnabé, juntamente com Paul, para trazer muitos gentios à fé no Salvador. Não é difícil imaginar a emoção sentida entre os discípulos na igreja de Antioquia da Síria, especialmente quando ouviram os missionários recordar as coisas maravilhosas que o Espírito realizadas através deles (14: 26-27). Por sua vez, os seguidores de Jesus congratulou-se com a notícia de que outras congregações tinha sido estabelecida com sucesso pelos evangelistas em sua primeira viagem missionária.
  16. Barnabé, juntamente com Paul, ele próprio apoiado em suas excursões missionárias por ganhar a vida (1 Cor. 9: 6). Os dois poderiam ter afirmado seu direito de ser sustentado pelas doações feitas por outros cristãos, especialmente porque isso teria permitido Barnabé e Paulo para operar como evangelistas de tempo integral. No entanto, às vezes, os dois voluntariamente anular esta opção, a fim de oferecer o evangelho livremente para os não crentes (v. 12, 18).
  17. Quatorze anos após a conversão de Paulo, Barnabé, juntamente com Tito (um Gentil cristão incircunciso), acompanhou Paulo a Jerusalém (Gal. 2: 1).O objetivo desta viagem foi para garantir a aceitação dos outros apóstolos na cidade santa para o evangelho da graça os missionários consagrados aos não-judeus. Durante um encontro privado, os líderes da congregação em Jerusalém afirmou a mensagem evangelistas pregou na igreja de Antioquia da Síria (v. 2-10).
  18. Em uma ocasião, Barnabé e Peter foram desviados por legalistas religiosos que afirmavam que a fé não foi suficiente para a salvação (11-13 vs..).Evidentemente, Peter foi uma das primeiras pessoas que abertamente se recusou a comer com os cristãos gentios. Assim, Paulo repreendeu publicamente Peter. Sem dúvida, Paul pensou que ao fazer isso, ele poderia mudar as mentes dos outros, também, incluindo o seu antigo mentor, Barnabé (vs. 14).
  19. Quando legalistas religiosos de Jerusalém novamente veio a Antioquia da Síria, Barnabé, juntamente com Paul, opõe vigorosamente eles. Os dois missionários tinha testemunhado o Espírito no trabalho entre os gentios não circuncidados e vidas transformadas de forma a Lei Mosaica nunca poderia ter realizado. Barnabé e Paulo se juntou uma delegação de crentes enviados pela igreja de Antioquia da Síria para Jerusalém, para deliberar sobre a matéria entre os apóstolos e os anciãos lá. Ao longo do caminho, a comitiva disse aos cristãos sobre as conversões de gentios em Antioquia, juntamente com os lugares Barnabé e Paulo tinha visitado (Atos 15: 1-3).
  20. A Igreja de Jerusalém e seus líderes saudaram Barnabé, Paulo e no resto da delegação de Antioquia da Síria (vs. 4). Então, durante o Conselho que se seguiu, Barnabé e Paulo descrito como Deus mostrou Sua aceitação não circuncidados, acreditando gentios por permitindo que os missionários para realizar muitos sinais e prodígios entre eles (vs. 12). Sem dúvida, os evangelistas mencionaram a cegueira de um feiticeiro em Chipre, a cura de um homem aleijado em Listra, e os grandes números que seguiram o Senhor em Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.
  21. Na conclusão do Conselho, Barnabé, assim como Paulo, Judas Barsabás e Silas, carregava uma carta da igreja de Jerusalém para a congregação em Antioquia da Síria. A carta pediu desculpas para a perturbação criada pelos legalistas, desacreditado eles, afirmou a integridade de Barnabé e Paulo, explicou por que Judas e Silas tinha chegado a Antioquia, e pediu aos cristãos gentios para evitar vários comportamentos ofensivos a crentes judeus (vv. 22-29).
  22. Barnabé e Paulo tido uma forte discussão sobre a possibilidade de levar João Marcos (o primo de Barnabé; Col. 4,10). Com eles em uma segunda viagem missionária Anteriormente, durante a primeira viagem missionária, como o grupo começou a evangelizar em Perge, João Marcos abandonou a equipe e retornou a Jerusalém (Atos 00:25; 13: 5, 13). Paul parecia tão mal sobre o rumo dos acontecimentos que se separaram com Barnabé sobre João Marcos dando outra chance. Consequentemente, enquanto Barnabas voltou a Chipre, com João Marcos, Paulo tomou Silas com ele para evangelizar Galácia (15: 36-41).
  23. O legado de Barnabé não só incluiu ele ser um profeta e professor, mas também um apóstolo. (13: 1; 14:14) Além disso, de acordo com os Atos de Barnabé (possivelmente escrito no século V), Barnabé foi martirizado pela fé cristã em Chipre, em 61 d.

Ensinamentos práticos da vida de Barnabé

  1. Durante os anos de serviço Barnabé na igreja primitiva, não há registro de ele ficar obcecado sobre sua reputação. Em vez disso, ele se concentrou em que vivem inteiramente para Deus, especialmente no ministério altruísta. Da mesma forma, o nosso principal objetivo não é construir o nosso distintivo "identidade da marca" (por assim dizer), como cristãos. Pelo contrário, é para ser sensível a liderança do Espírito e investir o nosso tempo e talentos na evangelização dos perdidos, edificar os santos, e exaltar o Senhor.
  2. Barnabé colocar os outros em primeiro lugar, especialmente no fornecimento de encorajamento e exortação. Seu exemplo nos lembra que o serviço cristão não é principalmente sobre nós, mas sobre aqueles a quem o Espírito orienta-nos para servir. Independentemente das circunstâncias e como podemos nos sentir, o Espírito nos dá poder para consolar aqueles que estão desmoralizados e implorar aqueles que estão oscilando em sua fé.
  3. Barnabé ministrou eficazmente em ambos os contextos judaicos e greco-romanas. Hoje, mais do que nunca, o Espírito nos chama para ministrar em diversas situações, transculturais. Isto obriga-nos a ser estudantes do mundo em que vivemos, juntamente com a Palavra buscamos proclamar. Também exige-nos restantes flexível e ágil, especialmente porque nos deparamos com o não-salvo em contextos culturais diferentes.
  4. Enquanto Barnabé viveu no presente, seu coração foi plantada no solo do reino eterno de Deus. Da mesma forma, o nosso horizonte existencial não se limita a nossa breve vida na terra, mas inclui reinado eterno do Senhor. Como tal, nós devemos seguir o amável e generoso espírito Barnabé modelado, incluindo o cultivo de uma atitude openhanded para nossas posses terrenas.Fazer isso nos liberta para operar de forma responsável e caridade para com os outros em necessidade.
  5. O ministério de Barnabas na igreja foi distinguido pela sua generosidade substancial. Uma das marcas da salvação é deixar ir de nossa ganância e direito de controlar nossas próprias finanças. Barnabé mostrou senhorio do Salvador a este respeito.
  6. Barnabé estava disposto a assumir riscos prudentes, como quando ele atestou a integridade de Paulo como um verdadeiro discípulo de Jesus. Nós, também, podem ter o privilégio dado por Deus de colocar nossas vidas em risco por causa do evangelho. Isso não significa ser imprudente na nossa tomada de riscos. Em vez disso, devemos ser sensíveis à liderança do Espírito em ministrar em nome de terceiros, mesmo quando se pode contradizer a miopia da sabedoria convencional.
  7. Barnabé se destaca por suas qualidades de caráter excepcional. Isso também pode ser verdade para nós como discípulos de Jesus. O processo envolve a manutenção de uma confiança inabalável no Senhor e vivendo no poder do Espírito. Quando seguimos sua liderança através de cada circunstância da vida, Ele nos capacita a crescer na semelhança de Cristo e florescer como fiéis seguidores do Salvador.
  8. Barnabas foi energizada pelas oportunidades de ministério do Espírito convocou-o a empreender. Da mesma forma, ministrando aos outros no poder do Espírito não precisa ser uma fonte de trabalho penoso para nós. O Espírito pode nos encher de alegria, particularmente como vemos a graça de Deus no trabalho entre os salvos e não salvos ao nosso redor.
  9. Ao invés de trabalhar sozinho, Barnabas procurou a ajuda de outros, como Paul. É certo que, tal atitude está fora de sincronia com a nossa, a cultura de espírito independente contemporâneo. No entanto, o Espírito nos convida a abraçar uma abordagem orientada a equipe para o ministério cristão. Isso inclui buscar proativamente outros crentes com quem podemos colaborar para alcançar os perdidos com o evangelho e edificar discípulos de Jesus em sua fé.
  10. Barnabé não senti que era necessário para ele permanecer no centro das atenções do ministério cristão. Concededly, esta disposição não é abraçada pela sociedade "eu primeiro" de hoje. Ainda assim, o Espírito pode dar-nos a humildade ea coragem para pôr de lado nossas agendas pessoais. Isso inclui pé atrás de outros discípulos a quem Ele levanta a assumir posições de liderança dentro da nossa comunidade de fé.
  11. Barnabé investiu seu intelecto e energia para trazer alívio para os outros que foram atingidas. Para que o Espírito aja através de nós de maneira semelhante, é preciso primeiro descartar o impulso para ser auto-absorvida. Em seguida, precisamos levar em conta como os outros em torno de nós está fazendo.Então, o Espírito pode nos permitir fazer parceria com outros cristãos para aliviar o sofrimento das pessoas em perigo. Por sua vez, isso se torna uma forma tangível para nós para mostrar o amor de Jesus eo poder do evangelho para transformar vidas.
  12. Barnabé reconheceram que serve como um discípulo de Jesus envolveu mais do que apenas atender as necessidades temporais de pessoas. Como um apóstolo, profeta e professor, ele estava comprometido para proclamar o evangelho aos perdidos. Também é sábio não para diminuir ou ignorar anunciando a boa notícia para os não crentes. Enquanto os atos de beneficência têm o seu lugar, eles são um substituto inadequado para a partilha da verdade salvífica de Jesus com nossa família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.
  13. Barnabé entendido que a disseminação eficaz do evangelho foi centrada na oração. A importância da oração para nossas vidas e ministérios é igualmente importante hoje. Jesus quer que nós, como Seus discípulos cheios do Espírito Santo, para ir diante do trono da graça com nossas petições do Pai. Nosso serviço cristã é incomensuravelmente maior quando tomamos banho todos os nossos esforços em oração ao Senhor.
  14. Barnabé percebeu que ele não era capaz de controlar os acontecimentos à medida que se desenrolava diante de seus olhos. Nós, também, podem ser incapazes de controlar os episódios aparentemente caóticos que encontramos como resultado de contar aos outros sobre Jesus. O melhor curso de ação é para nós a confiar no Salvador para cuidar de nós e dependem do Espírito para nos manter lúcido em nossos pensamentos e em nossas ações aboveboard.
  15. Para Barnabé, a meta final estava trazendo como muitos incrédulos quanto possível para a fé no Filho. Na mesma linha, este continua a ser o nosso principal objetivo. Como andamos em sintonia com o Espírito por um caminho desconhecido do serviço cristão, Ele vai realizar coisas maravilhosas através de nós, para a glória de Deus.
  16. Barnabé não insistiu para que outros crentes financeiramente apoiá-lo em seus esforços de ministério. Talvez o Espírito nos inspira a tomar uma posição similar. Isso não significa que o nosso status como discípulos de Jesus é de algum modo diminuído, especialmente em comparação com seus outros seguidores. Pelo contrário, significa que temos o privilégio distinto de oferecer a boa notícia para os perdidos com base nos recursos monetários que Deus fez disponível para nós através do nosso emprego atual.
  17. Barnabé se preocupava como outros crentes percebida suas crenças e ações.Esse fato nos lembra que o que fazemos como discípulos impactos de Jesus um círculo mais amplo de pessoas salvas e não salvas. Em algumas ocasiões, o Espírito nos permite afirmar em nossos esforços ministeriais. Então, em outras ocasiões, Ele pode permitir-nos a ser corrigido para a manutenção de atitudes inadequadas ou participar de ações mal-aconselhado. Independentemente da situação, Deus pode nos dar a graça, precisamos nos tornar servos mais eficazes para os perdidos.
  18. Barnabé voluntariamente enfrentou as controvérsias que surgiram no ministério do evangelho. A partir disso, ver que ser um seguidor fiel de Jesus pode envolver discordâncias com outros que têm distorcido pontos de vista sobre os ensinamentos e as prioridades da Igreja. Não precisamos temer momentos de discórdia e debate. Tal como acontece com a primeira geração de cristãos, o Espírito também pode guiar-nos para permanecer humildes em nossa atitude, biblicamente fundamentado em nossas convicções teológicas, civil e em nossas respostas para os outros que discordam de nós.
  19. Barnabé estava disposto a perdoar os outros crentes. Ele também estava ansioso para dar-lhes uma outra oportunidade de se tornar mais eficaz em seu serviço para Cristo. Embora Barnabas tinha visto as falhas e limitações de João Marcos em outros ambientes, Barnabé também viu o potencial de crescimento e restauração. Ele estava certo. Mesmo Paul admitiu mais tarde que João era um colega valorizado no trabalho do ministério.
  20. A trajetória de Barnabé 'vida incluído seu trabalho como um apóstolo, profeta e professor. Da mesma forma, o legado de nossas realizações como os discípulos de Jesus atravessa o arco da nossa décadas de caminhada com o Senhor. Ela exige que continuamos empenhados em servir os outros em Seu nome e para a Sua glória.